Prédio da FICC é entregue reformado pelo governo
Para melhor servir aos artistas, agentes culturais e promotores da arte e cultura foi entregue pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, Roberto José da Silva, a reforma do prédio da instituição na Praça Laura Conceição. Há anos sem nenhuma intervenção que preservasse sua estrutura, o prédio passou por algumas mudanças que lhe deram mais funcionalidade.
Foram feitas a readequação do saguão para apresentações culturais e artísticas, reformas nas instalações elétricas e hidráulicas, pinturas internas e externas e nos banheiros. Além disso, foram criadas uma nova sala da Presidência, uma sala de convenções com Datashow e cadeiras de auditório e uma sala de exposições para artistas locais, além de sala para o Conselho Municipal de Políticas Culturais, que foi adequado às exigências do Sistema Nacional de Cultura.
O Prefeito Claudevane Leite falou de sua satisfação em poder entregar reformada uma casa que pertence aos artistas, que prestigiaram o evento. Vane afirmou que mesmo com todas as dificuldades, o esporte e a cultura sempre serão prioridades em seu governo. Na oportunidade, o prefeito anunciou que a Praça Laura Conceição será revitalizada e terá a instalação de uma biblioteca infantil.
“Nossas crianças e jovens precisam de oportunidades e é isso que estamos fazendo”, afirmou Vane, que garantiu continuar investindo em esporte, cultura e arte como metas para a construção de uma cidade de paz. Já o presidente da FICC, Roberto José da Silva, explicou que a reforma era extremamente necessária, até mesmo pela questão da segurança. “O prédio estava deteriorado, carente de reformas e readequação de espaço”.
O coreógrafo Marcelo Lobo disse que a reforma deu um visual mais artístico à sede da instituição, pois o local ficou mais arejado e acolhedor. O artista salientou que as perspectivas para a classe são muito boas, já que acredita nesta atual gestão municipal.
O presidente da Associação Itabunense de Artistas (AIA), Evaldo Batista argumentou que, apesar de estar satisfeito com o novo governo municipal e as diretrizes culturais, espera que seja feito muito mais. “Os artistas vêm mendigando ajuda há muitos anos. Mas, acredito que essa situação está sendo revertida, pois o governo vem demonstrando muito interesse”, agradeceu.
Estiveram prestigiando a solenidade, o presidente da Bahiagás Davidson Magalhães; o presidente da Câmara de Vereadores Aldenes Meira, o diretor do Centro de Cultura Adonias Filho, Aldo Bastos, o presidente da Academia Grapiúna de Letras (Agral), Ivan Montenegro.
Também os secretários do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; de Planejamento e Tecnologia Wenceslau Júnior da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; de assuntos Governamentais e Comunicação Social, Cleide Sousa; da Administração, Mariana Alcântara; e do Esporte e Recreação Evans Maxwel Silva.